Endereçando achados de pesquisa para desenho de produtos para banco digital
Como podemos adaptar nossos produtos atuais e mapear as necessidades não atendidas dos desbancarizados e adolescentes menores de 18 anos, hacks e Jobs To be done em geral, considerando também aqueles para os quais os produtos atuais não são capazes de resolver a necessidade.
Identificar quem são, quais as suas necessidades e interesses, como é a percepção sobre dinheiro, bancos e do cliente.
Mapear tensões existente nos produtos financeiros, meios de pagamento, formas de receber salário e ambiente digital
Entender se o portfólio atual atende a estes grupos, quais produtos e serviços poderiam ser desenvolvidos.
Service Designer atuando em colaboração em uma equipe composta por mais uma designer de serviço e um designer de interface (ambos freelancers), além de uma pesquisadora da consultoria contratante.
Foi desenvolvido pela contratante um estudo etnográfico que teve como ponto de partida a pergunta norteadora : “Como o cliente pode inaugurar e estreitar relações com públicos underserved e underage oferecendo serviços e produtos voltados para eles?”;
Para atingimento desses objetivos foram realizadas missões ao longo de 2 semanas (diferenciadas de acordo com o perfil estudado) e entrevistas em profundidade conduzidas por antropólogos da consultoria contratante utilizando metodologias de pesquisa qualitativa. Após a conclusão do estudo o cliente teve necessidade de endereçar as descobertas da pesquisa para uma perspectiva de produto.
1 - Mergulho e consumo do relatório de pesquisa e transcrições das entrevistas em profundidade para posterior endereçamento dos principais achados de pesquisa.
2 - Mapeamento dos principais pontos de dor, hacks e jobs to be done
3 - Desenvolvimento de personas, histórias e jornada do usuário para os dois perfis
4 - Benchmarking de proposta de valor e funcionalidades dos concorrentes
Desenvolvimento de proposta de novos produtos para os dois perfis, além de protótipos em baixa fidelidade para compor a entrega final do estudo.