Revitalização Menu Portal Vivo

Como podemos reformular a arquitetura de informação do menu e melhorar de forma simultânea a experiência do usuário e exposição da árvore mercadológica de produtos e serviços.

Trazer mais visibilidade para a árvore mercadológica da Vivo, readequando as categorias e itens, de maneira funcional e estratégica, transmitindo mais clareza nos itens dispostos, com foco inicial na categoria de Produtos e Serviços.

Service Design Lead responsável por acompanhar e coordenar a equipe de designers e pesquisadores envolvidos no projeto bem como articulação interna com principais stakeholders tanto para entendimento de cenários e contextos quanto para alinhamento e validação de propostas.

Para esse projeto foi utilizada a abordagem de design de serviço, passando pelo processo do duplo diamante, com imersão no desafio até o desenho da solução. Durante o processo foram realizadas diferentes pesquisas de experiência do usuário com viés qualitativo e análise de dados quantitativos.

Discovery: Inicialmente foram reunidos e analisados os insumos já existentes, como pesquisa sobre a árvore mercadológica, bem como a realização de novas pesquisas como benchmarking, entrevista em profundidade, grupos focais com aplicação de mix de métodos para melhor entendimento do desafio, análise de métricas, entre outras ferramentas para ampliação do entendimento do contexto e identificação de insights e pontos de dor.

Ideação: Nessa etapa foram desenvolvidas propostas de melhoria na taxonomia, mudança de termos, considerando as limitações do componente em mobile e desktop, alinhados previamente com o time de autoração do portal para maior aderência de acordo com o AEM (Adobe Experience Manager), ferramenta de autoração utilizada pela área responsável.

Teste de Usabilidade: Foram realizados testes de usabilidade com usuários, onde foram mapeados e aplicados os acionáveis pós-testes. Além de insights somados ao backlog.

Delivery: Foi desenhada a estratégia de implementação e proposto testar o menu atual versus nova proposta de menu com o intuito de medir as duas versões e verificar a efetividade da solução proposta.

Proposta de reformulação do menu com mapa de autoração e As IS, além disso foi desenvolvido um documento que reúne todas as informações necessárias para as áreas de Design, Web Analytics e CRO, para suportar a implementação e testes de perfomance.

Mapeamento de itens de backlog - Foram identificados algumas oportunidades de melhorias, além de produtos e serviços e do componente de menu, que estão mapeados para aplicação em uma segunda fase do projeto.